13 abril 2006

Ciclo "viciado".

No café:
Entra um indivíduo, aparentemente (muito) embriagado. Já é cliente da casa. Toda as pessoas que estavam nas mesas o cumprimentam.
- Olá, Xico.
- Boa tarde, Xico.
- 'Tás lindo, 'tás...
O Xico arrasta-se até ao balcão.
- Boa tarde a todos. Estou cheio de sede... Sr. Zé, quero uma fresquinha.
- Não há fresquinhas. Paga o que deves e aí sim, já há fresquinhas. - respondeu o dono do café que está no interior do balcão com cara de poucos amigos.
- Se não me servir uma fresquinha, nunca mais cá ponho os pés, ouviu?
- Boa viagem...
- Se não voltar cá mais, como é que lhe posso pagar, Sr. Zé?
- Tu estás com os copos, mas não és burro, não...
- Sirva-me lá uma fresquinha, Sr. Zé. 'Tou cheio de sede...
- Pega lá. Queres copo?
- Claro que quero copo. Não sou um cliente como os outros?
O Sr. Zé encolheu os ombros, a abanava a cabeça como quem diz "estou lixado com este tipo".
Entretanto o Xico bebia a sua cervejinha. Cada vez que pousava o copo, fazia um sorriso de satisfação.
Passados 2 minutos a fresquinha já tinha desaparecido. O Xico ajusta as calças na cintura e começa a dirigir-se para a porta do café.
- Então, boa a tarde a todos.
- Oh, Sr. Francisco, onde vai? - perguntou o Sr. Zé com cara de irritado.
- Vou-me embora. Até amanhã. Ponha na conta, sim?...

2 comentários:

Anónimo disse...

Ao som da voz do nosso FM, por aqui parei matando este saudável vício de te visitar. Não bebi uma "súrbia" mas deliciei-me com um Porto tinto e um pouco de pão de ló. Um grande e apertado abraço. (Já fiz anos há muito, mas...aceito um "cêdêzito" gravado com uma selecção a teu gosto, dos Queen). Fico à esperea :):):):):)

Nin disse...

Phil, como sempre, obrigada pela visita. Passei por aqui hoje à tarde mas não tinha tempo de deixar uma marca... Agora, com mais tranquilidade, te mando um beijo e desejo que tenhas uma boa semana :)