26 novembro 2007

Lei dos fumadores.

Sou fumador. Infelizmente, mas sou.
Vou falando da falta de vontade para deixar de fumar e tal… mas a verdade é esta: eu tenho prazer em fumar. E quando as coisas me dão prazer… torna-se muito difícil abdicar delas. Mas um dia destes, lá terá de ser. «O que tem de ser, tem muita força» e eu hei-de encontrar essa força que me tem faltado.
Como a maioria dos fumadores, cometo imensas barbaridades relacionadas com o vício, apesar de pensar que não sou dos piores, apesar de achar que até tenho algum cuidado… principalmente com os outros.
No início do pFumarróximo ano, entra em vigor a nova lei do tabaco*. No meu entendimento, deveria chamar-se a «lei dos fumadores». É única e exclusivamente para eles (nós) que a lei está direccionada. Não para o tabaco.
Mas voltando às faltas de racionalidade dos fumadores (e são tantas), o ano passado, nas férias, tive um caso que me envergonhou. Acho que foi a primeira vez que senti vergonha enquanto fumador «mal-pensante». No final de férias no nosso país vizinho, já no regresso, decidimos ficar dois dias em Madrid. Éramos quatro adultos (três fumadores) e duas crianças. Na primeira noite decidimos ir jantar no centro da cidade. Convém lembrar que era o primeiro ano que a nova lei dos fumadores estava em vigor em Espanha, se não me engano.
Escolhido o restaurante, entramos. Nós, os homens, íamos à frente, as mulheres e as crianças seguiam mais atrás. Um empregado dirigiu-se a nós.
- Quantas pessoas?
- 6. – Respondemos nós.
- Fumadores ou não-fumadores?
- Fumadores.
Mal respondemos, espreitou para trás de nós e viu os miúdos. De seguida, e sempre muito simpático, informou-nos:
- Estão acompanhados de crianças. Não podem ir para a área de fumadores. Sigam-me por favor.
Nem esperou pela nossa reacção. Começou imediatamente a dirigir-se para a área de não-fumadores, esperando que o seguisse-mos. E seguimos. Com vergonha, mas seguimos. “Toma e embrulha!” – pensei eu.
Voltei a confirmar a regra este ano. Em todas as estações de serviço das auto-estradas que têm áreas para fumadores, têm a seguinte informação:
“Área de fumadores. Proibida a entrada a menores de 16 anos nesta área.”
Este é um exemplo a seguir. Tanto se falou que íamos copiar a lei espanhola… mas não. Faltou-nos um bocadinho… assim. E esse bocadinho foi as crianças. Por cá, além da proibição de fumar nos estabelecimentos de ensino, nada mais é referido.
Nem copiar sabemos.
Antes que alguém pense que o bom-senso terá de imperar, eu digo já que não vai ser assim. Se os fumadores tivessem bom-senso, nem sequer fumavam, não é? E eu sou um "bom" exemplo. Em casa só fumo na varanda. No restaurante, queria um lugar para fumadores… Pois…

* Acrescentei uma Circular Informativa sobre a «Lei para os fumadores» na coluna direita deste Blog. Pode ser consultada em “Utilidades e Coisas Interessantes”.


4 comentários:

L.S. Alves disse...

Se tem algo em que não mexo são os vícios das pessoas. Cada um faz de si o que quiser.
Boa sorte com a vida.

Anónimo disse...

Deixei de fumar não por obrigação, mas por vontade própria e melhoria de qualidade de vida, (em termos de saúde e económicos). Nunca lhe chamei um vício...fazia-o porque me dava prazer (como o vinho, uisque, umas francesinhas, sexo,ouvir música alto, ler, cozinhar, enfim....) Mas, mesmo nessa altura ponderava com algumas atitudes de bom senso. Sempre existiu tabaco, sempre existiram fumadores...a educação e o bom senso é que nos tempos de hoje parecem afastadas definitivamente do dia a dia de muitas pessoas.


Grande abraço

Anónimo disse...

e que tal trocar o prazer de fumar pelo prazer de viver ??
e que tal substituir a nicotina por oxigenio??
e que tal se nós os dois fizesse-mos essa troca??
e que tal tentar prolongar o que de belo a vida tem para nos dar??

abraço e ...como te entendo Phill

Nin disse...

Respeito plenamente teu direito a fumar, mas desta vez não concordo com A. Flores: é um vício, porque prejudica (escrevi bem??). E não só prejudica o fumador, mas os que estamos por perto.
Infelizmente, a lei em Espanha nem sempre se aplica como deve: já vi crianças em zonas para fumadores.
Eu acho que fumar devia ser um acto privado e, como tal, mantido na casa de cada quem. Penso que todos temos o direito de ir a um bom restaurante e deliciar-nos com a comida sem misturar o gosto com o fumo da pessoa do lado.
É claro que cada um tem o direito de fazer o que bem entender, por isso nunca tentei convencer ninguém para parar de fumar (excepção feita da minha mãe, ela tem que parar porque ainda temos muitos anos que passar juntas, lol), só para não o fazer na minha frente.
Beijos, Phil.